Economia Criativa no Brasil

Por: Talita Romano

Entrevista com Miguel Fernando diretor do Instituto Cultural Ingá em Maringá-PR

A economia está mudando, muitas pessoas tem desenvolvido novas formas de negócio uma delas é a economia criativa conheça um pouco sobre isso

Cultura também é negócio. Somos um dos países mais ricos do mundo em riquezas naturais, culturais e capacidade empreendedora. Como você percebe esse avanço?

A teoria de que a cultura é um negocio é muito criticada, sob o aspecto de políticas públicas, porque, nem sempre nós conseguimos ponderar ela como um bom negócio, exemplo: talvez uma peça de um artista extremamente reconhecido nacionalmente que está na mídia,  consiga vender vários ingressos de sua peça por milhares de reais. Mas como o governo enquanto políticas públicas vai dizer que aquela obra de arte tem um valor mais significativo do que, uma peça construída pelos índios Kaikang,que talvez não conseguem vender a sua arte, e muita das vezes são marginalizados porque vendem suas cestas no semáforos da cidade.

Existe sim mercado cultural em grande crescimento hoje, a gente não fala mais só de mercado cultural, nós falamos de economia criativa a partir disso a gente tem se pautado para desenvolver uma série de ações dentro do Instituto Cultural Ingá.

Territórios Criativos. O que são e como se formam os territórios criativos?

Territórios criativos são quando nós identificamos uma área como um cluster, (que é um conjunto de indústrias com idéias ou inovações que podem ser desenvolvidas como potencial lucrativo e como potencial de um ativo de uma região), por exemplo, Maringá o que ela pode ter de território criativo? Nós fizemos uma pesquisa no ano passado chamado Maringá mais criativa onde nós, queríamos entender quais eram os ativos criativos que Maringá tinha, quarenta e nove por cento apontou o cachorro quente como um eventual prato típico da cidade.

Então aí a gente pode entrar em um conceito de que Maringá pode ter um território criativo voltado para a gastronomia urbana.

 Qual o papel do turismo no desenvolvimento de territórios criativos?

Fundamental, o turismo ele tem um papel significativo não só, na potencializarão dos territórios criativos, mas, principalmente para potencializar a cultura das regiões, porque um paradigma que existe muito grande é de que o turismo que potencializa as regiões, mas a gente quebrou isso ano passado. Vimos  que é o inverso o turismo só consegue existir em lugares que tenham a produção cultural reconhecida Bahia por exemplo, as pessoas vão pra Bahia não só por conta das praias, mas por conta da cultura que se encontra lá.

O modo de empreender mudou?
Sem dúvida, hoje os empreendedores são muito mais independentes, do que se a gente fizer uma análise de 15 anos atrás, o que acontecia a quinze anos atrás no Brasil, é completamente diferente de hoje e isso passa pra uma tendência digital e tecnológica que nos vivenciamos, o conceito de empreendedorismo mudou tanto, que os empreendedores se quer dependem de grandes financiadores pra colocar aquelas idéias em pratica, qual é o conceito?

Croudfunding (financiamento coletivo) mais pessoas acreditando na sua idéia, e colocando menos recursos então, ao invés de você ter um banco que coloca 100 mil reais na sua idéia, você tem mil pessoas que colocam 100 reais.

Você viabiliza aquela sua idéia da mesma forma, e essas pessoas passam a ter uma participação mas ativa e pró ativa na sua idéia, então pra vermos o quão mudou  a forma de se pensar empreendedorismo.

E como isso influenciou na economia?

Isso influenciou na economia sob o aspecto de viabilização de projetos, temos muitos mais projetos acontecendo já que os empreendedor  não estão mais dependentes de incubadoras, embora sejam muito importantes as incubadoras, os empreendedores estão colocando a cara a tapa pra viabilizar suas idéias, seja colocando um projeto na lei Roaunet, seja tentando captar patrocínio direto, seja bancando esse projeto pra tentar buscar investidor anjo, isso tem um reflexo direto.

Isso chegou a movimentar 3.6 do PIB,  no ano passado no Brasil, o quão abrangente é a importância da criatividade nesses negócios,

O sucesso da economia criativa está diretamente ligado as tecnologias. Como especialista, você diria que é mais fácil aderir a um negócio nos dias de hoje?

Eu não diria que este diretamente ligado a tecnologia, nós temos a economia criativa ligado a muitos segmentos, na moda, por exemplo, temos uma empresa em Maringá a  Feliz que são peças de roupas rústicas,  caríssimas porque é feito manualmente, e ele emprega alguns conceitos muito interessantes, quando ele vai tingir a seda ele deixa a seda na casca de cebola cozinhando por três dias. Ele tem todo um processo empregado que agrega valor ao produto dele, como agregar valor ao seu produto? Isso é economia criativa nós temos uma série de exemplos de diverso segmentos;

Então qualquer pessoa pode abrir um negócio criativo?

Não, assim como qualquer pessoa não pode abrir um negócio, tal qual um investimento precisa se existir um estudo muito aprofundado do produto que você esta desenvolvendo, produto leia- se projeto, espetáculo, aplicativo, enfim precisa-se  entender o mercado que você quer entrar,se ele resolve o problema das pessoas,.e se esse produto se monetiza, e é ai  que boa parte não consegue sair, e morrem na praia, então pra entrar no mercado criativo, é fundamental, ler, conhecer, estudar muito,

Em tempos de muito debate, vide os problemas políticos, econômicos e sociais do país, qual a importância de se reinventar?

Se a gente fizer uma análise histórica essa não e a primeira crise que a gente passa, e todas as vezes que a gente teve uma curva muito significativa pra melhora da economia foram seguidas de uma grande crise, porque o que acontece na crise a reinvenção, a ruptura, geralmente porque nos chegamos em um momento que não há mais nada a se fazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s