Dogmatismo extremista x Paz

Como dizia o  filósofo alemão Friedrich Nietzsche, “As pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas”.

A idéia do dogmatismo extremista é um dos maiores problemas do mundo.  Mas o que é dogmatismo em suma?

Segundo a filosofia, a mãe de todas as ciências, o dogmatismo é a crença de que é possível chegar em uma verdade absoluta, ou ainda, acreditar estar com essa verdade.

Isso passa a ser um grande problema quando não há uma aceitação entre diferentes crenças. Um exemplo claro disso foi o acontecido na França que matou mais de 130 pessoas, aquele ocorrido deixou o mundo em luto e ilustra muito bem o dogmatismo do Estado Islâmico.

Precisamos aprender um pouco com o ceticista Pirro de Élis, um simples homem que passou por essa terra por volta de 360 a.C, e que nos deixou um legado, o ceticismo pirrônico. Defende a idéia :

O caminho do sábio, diz Pirro, é perguntar-se três questões. Primeiro deve perguntar o que são as coisas e de que são constituídas. Segundo, como estamos relacionados a estas. Terceiro, perguntar qual deve ser nossa atitude em relação a elas. Sobre o que as coisas são, podemos apenas responder que não sabemos nada. Sabemos apenas de sua aparência, mas somos ignorantes de sua substância íntima.

Sócrates viveu em um momento decisivo para a filósofia e desde então passou a abordar a importância da humildade diante do conhecimento, o método socrático fazia com que as pessoas reavaliassem seus pensamentos e criassem novas idéias.

Uma lição importante que pode ser tirado do tema abordado é que nem um conhecimento é absoluto e precisamos parar de querer estar com a verdade o tempo todo, pois esse pensamento egoísta nos separa das outras pessoas e pode tornar o mundo onde vivemos, um caos total.

 

12633262_791139801019308_631587713_o

 

Ramon Alves adora estar em uma rodinha de amigos, ama sua Dog, sempre inventa algo novo, é criativo e curte tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s